Horta em casa

Bom dia flores do meu Brasil!

Tem coisa melhor que acordar de manhã, abrir a janela e dar de cara com uma plantinha linda te dando bom dia? 
Coincidência ou não essa semana abri minha revista mensal e lá estavam elas e quase todas as páginas! (pra quem não sabe, tem duas coisas que eu amo de paixão: plantas e cozinha... não que eu seja uma florista ou cozinheira daquelas, mas confesso que adoro passar algum tempo nisso!) Aqui no cantinho tem sempre um vasinho novo, uma plantinha florescendo, um agradinho pela cozinha, e como ano novo, coisas novas, de hoje em diante quero compartilhar com vocês alguns desses momentos gostosos!
E já que estamos quase entrando no Outuno, que tal dar uma última olhadinha nas flores antes do soninho delas?  A idéia do post de hoje é sobre horta no seu cantinho. Sim, porque todo mundo pode - e deveria - ter sua hortinha em casa (pra aqueles que ainda não provaram uma massa cozida com manjericão recem colhido, eu aconselho!) Aqui no cantinho eu já tinha minhas mudas de manjericão, orégano e alecrim e ontem passei em uma casa agropecuária e consegui mudas de cebolinhas e salsinha e dai a idéia do post, vamos acompanhar como se monta uma floreira com elas? Simbora:

Lista de compras:

  • 1 floreira razoavelmente grande (sim pq reza a lenda que marido não gosta de vasinhos tomando conta do canto do churrasco deles...heheh), e não esqueça o pratinho dela! Claro se você puder ter aqueles vasinhos lindos, coloridos melhor! =D
  • Mudas de temperos a seu gosto
  • Terra - eu compro terra em uma floricultura aqui -é uma mistura preparada, mas fica a seu critério
  • Adubo - eles aconselham a misturar na terra... e a quantia depende do tipo de adubo que você usa, vale a pena dar uma lida na embalagem quando comprar
  • Seixos - para ajudar na drenagem
  • Regador
  • Ferramentas para jardinagem - uma dica é o kit da tramontina pequeno porém eficiente, se você procurar vai ver que tem vários modelos, com cabos mais curtos, melhor de manusear na sacada do cantinho! 



Lista de compras

No fundo da floreira espalhe os seixos de forma a cobrir todo o fundo, facilitando assim a drenagem da água

Coloque uma camada de terra. Eu faço depois uma segunda camada com adubo e terra e faço uma terceira camada só com terra

Cuidadosamente abra buracos na terra e vá colocando as mudinhas. Uma dica importante é quando for retirar as mudinhas do vasinho que elas vem mantenha o torrão de terra, prejudica menos a plantinha!

Depois de plantada firme a terra ao redor com os dedos, compactando-a


Terminado o serviço basta regar as mudinhas




E ai está sua horta, em algumas semanas seus pratos estarão mais saborosos! Dica: eu gosto de por mais de 1 muda por espécie pois enquanto você vai retirando de uma dá tempo pra outra fazer brotos novos!

Gostaram? Assim que elas estiverem grandes eu posto outra foto delas, ok?

E que tal dar uma olhada em alguns acessórios fofos pra sua horta?

Revisando...
Fonte: Casa e Jardim

Kit de jardim Tramontina
Horta no varal! 



Kit de vasinhos lindos!






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

6 recadinhos:

Nêssa Rodrigues disse...

Estou louca pra ter uma hortinha em casa também!
Colher tudo fresquinho é tudo de bom!
Bjos

Thaiza. disse...

Pooxa queria tanto ter um espacinho para conseguir essas hortinhas também rs!

karina,Júnior e Alice disse...

Oi,td bem?
Meu marido está fazendo uma super horta em casa e estamos adorando tbm!
bjs

Comprando e Decorando o meu apê disse...

Oiee seu blog é lindo e ja estou seguindo! Se puder da uma passadinha la no meu é novinho mais ta valendo! Bjux

veri disse...

gente quem estiver afim de adquirir produtos da electrolux com preços direto da fabrica me mande um e-mail pois tenho algumas senhas do prgrama da electrolux (quem indica amigo é )preços otimos para quem esta mobiliando a casa nova. e-mail veri_rizzo@ig.com.br

Cris disse...

Amei seu blog maravilhoso!
Gostaria de pedir que visite o www.japanexportinfo.com e confira os preços que estão ótimos,com certeza não se arrependerá.

Postar um comentário

Sabe como é, tá em casa, então fica a vontade!